Viva Saúde
Edição 3 - Julho/2004
 
Sumário da Edição
Edições Anteriores
Editorial
Sala de Espera
Consultório Médico
Aconteceu Comigo
Raio x
Leveza à Mesa
Atividade física
Saúde Natural
Mundo Infantil
Olho Clínico
Mais Vitalidade
Onde Encontrar
Internet
 
Exclusivo assinantes
Fale conosco
Assine já
Anuncie
 

  Carinho e cuidado até os 10 anos

por PATRÍCIA BOCCIA

Televisão sob vigilância
Crianças com menos de 6 anos não deveriam passar mais do que duas horas por dia em frente à TV. Essa é a opinião dos cientistas do Centro Médico Regional de Seattle, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores publicaram um estudo na conceituada revista Pediatrics, afirmando que, nessa fase, cada hora a mais do que o recomendável passada em frente à televisão aumenta cerca de 10% as chances de desenvolver a síndrome do déficit de atenção.

A explicação é simples: baixinhos expostos a grandes quantidades de informações (como as obtidas por meio da televisão) esperam continuar a receber o mesmo nível de estímulo na escola. No entanto, se o ritmo do ensino for mais lento, pode haver um desinteresse que, em maiores proporções, se transformaria em problema.

Tristeza perigosa
Depressão infantil é um problema sério no mundo todo. Segundo a psicóloga Nancy Erlach (SP), ela pode estar associada a algum aspecto negativo da personalidade dos pais.

VS: Como identificá-la?

Nancy: De uma hora para outra a criança torna-se quieta, sofre com falta de apetite, apresenta baixa auto-estima e acredita que tudo o que faz está errado.

VS: Filhos de pais depressivos correm mais riscos?

Nancy: Sim. Os pequenos têm os pais como modelos e tendem a copiar tanto as boas atitudes como as problemáticas.

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>


Faça já sua busca
no site da revista Viva Saúde


Copyright © 2008 - Editora Escala
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.