Viva Saúde
Edição 54 - Outubro/2007
 
Sumário da Edição
Edições Anteriores
Editorial
Sala de Espera
Consultório Médico
Aconteceu Comigo
Raio x
Leveza à Mesa
Atividade física
Saúde Natural
Mundo Infantil
Olho Clínico
Mais Vitalidade
Onde Encontrar
Internet
 
Exclusivo assinantes
Fale conosco
Assine já
Anuncie
 

ele revela tudo sobre nossos inimigos invisíveis
  Cozinha contaminada
Alimentos e embalagens vindos de supermercados e feiras livres trazem para casa microorganismos de adubos, terra, granjas e matadouros

ILUSTRAÇÕES: BUSSADORI
1 ml do líquido de uma esponja torcida tem 10 milhões de bactérias

NA HORA DE LAVAR A LOUÇA...
... atenção ao estado da esponja. Ela pode ser o esconderijo perfeito para os germes. Ali, eles encontram restos de alimento e água para sobreviver e procriar. Uma esponja mantida úmida abriga microrganismos vivos por até duas semanas. Por isso, ela deveria estar presente em sua cozinha por apenas uma semana, sendo desinfetada todas as noites:
• lave a esponja e enxagüe bem.
• mergulhe-a por 5 minutos em uma solução de duas colheres de sopa de água sanitária por 1 litro de água.
• torça e mantenha em um local seco, nunca sobre o sabão.

LEMBRE-SE: um pano de louça úmido tem 1 milhão de bactérias a mais do que o tampo de um vaso sanitário. Prefira panos descartáveis ou toalhas de papel

ILUSTRAÇÕES: BUSSADORILIXO: LONGE DA PIA!
Acho que quem inventou a lixeirinha de pia deve participar de alguma sociedade protetora de bactérias causadoras de doenças. Ter uma lixeira na pia é o mesmo que cozinhar ao lado do lixo. O lugar dela é no chão, com saco próprio trocado diariamente e abertura por pedal. Se não for limpa todo dia, atrai formigas, baratas e moscas.

Evite a madeira
ILUSTRAÇÕES: BUSSADORIEstudos demonstraram que os microrganismos se fixam na superfície das tábuas de madeira e é muito difícil retirá-los no enxágüe. Uma vez fixadas, as bactérias sobrevivem ali, em uma fase dormente, por longos períodos de tempo. Quando a tábua de madeira for novamente usada, esses microsseres podem contaminar outros alimentos, causando potencialmente doenças veiculadas por alimentos. Por isso, seu uso não é recomendável. Já os microrganismos presentes em tábuas plásticas são eliminados por intermédio de lavagem com água e detergente. Não use palha de aço ou produtos abrasivos.

Enxágüe bem. Como? Mergulhe a placa em uma solução de duas colheres de sopa de água sanitária para 1 litro de água por 5 a 10 minutos. Não enxágüe e deixe escorrer. Quando a placa estiver muito riscada, cortada e com a coloração modificada (amarelada ou esverdeada) deve ser substituída.

POR ROBERTO FIGUEIREDO, BIOMÉDICO E CONSULTOR EM SAÚDE PÚBLICA


Faça já sua busca
no site da revista Viva Saúde


Copyright © 2008 - Editora Escala
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.